← Back to portfolio

Rap desenvolvido por Guaranis traz versos de protesto contra a exploração de terras indígenas

Published on

O single “Roguata Jupive”, que significa “caminhar juntos” foi lançado na última sexta-feira (10) pelo grupo de rap OZ Guarani em parceria com a gravadora Matte Records

A música disponibilizada propositalmente em 10 de setembro de 2021, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, retrata a realidade dos moradores da floresta em relação à discriminação e às dificuldades encontradas no cotidiano desses povos, questões que muitas vezes, os levam ao suicídio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), o aumento de suicídios entre indígenas subiu 20% em um ano.

Os autores, Jeferson Xondaro e Mirindju Glowers, vivem na aldeia Tekoa Itakupé, localizada no bairro Jaraguá em São Paulo. “A mensagem que queremos mandar pra galera de fora é sobre a resistência e os cuidados que temos com a floresta, a luta pela demarcação de terras que continua. E muita gente não conhece a nossa realidade aqui na aldeia, muitos conhecem o indígena por causa do livro, mas o livro não foi escrito por um indígena”, destaca o autor, Jeferson Xondaro.

Os versos foram escritos em português e guarani, fazendo uma mistura entre as culturas. O objetivo é salientar que os povos nativos fazem parte da sociedade brasileira e são adeptos aos costumes dos não indígenas. Eles também reforçam que a população de modo geral ainda associa a imagem dos povos originários com os tempos coloniais, onde o uso de vestimentas e tecnologias não eram comuns nas aldeias.

A produção do single está a cargo do compositor e produtor cultural Gaspar ZÁfrica, integrante do grupo Z’África Brasil e um dos pioneiros da cultura HIP- HOP em São Paulo. Gaspar é influente no movimento desde a década de 90. Ao longo da sua trajetória, atuou com grandes nomes da música, como Zeca Baleiro, Emicida, KL Jay, Dexter, entre outros. A obra também contou com a colaboração do Coletivo Cultura Viva que desde 2016 atua na realização de projetos voltados à causa indígena, e da gravadora Matte Records, constituída por Vinicius Flausino, responsável pela mixagem, Rafael Schunk, designer do grupo, e Leonardo Solda, responsável pela produção audiovisual.

O videoclipe de “Roguata Jupive” desenvolvido pela gravadora, traz imagens do cotidiano das aldeias do Jaraguá. Em conjunto com a música, reforça a mensagem de pertencimento dos povos originários naquelas terras. “Sempre estivemos aqui”, diz o refrão desenvolvido pela dupla. A obra também destaca a necessidade de demarcação das terras indígenas. Desde 2014 o OZ Guarani se manifesta contra a PEC 215, em que uma das principais propostas é a proibição da ampliação de terras indígenas já demarcadas, além de dificultar novas demarcações. A Proposta de Emenda à Constituição é uma ameaça à cultura indígena e à vida dos povos da floresta.

O single "Roguata Jupive”, é um pedido de apoio à sociedade brasileira na luta pela defesa dos povos nativos. Engajados em assuntos que refletem sobre a atual situação dos indígenas no Brasil, o grupo lançou outras faixas reforçando a questão da exploração das terras, como “O índio é forte” e “Contra a PEC 215” que trazem diversos dados sobre os abusos sofridos nas aldeias nos últimos anos.

Publicado pela distribuidora ONErpm, Roguata Jupive está disponível nas principais plataformas virtuais, como YouTube, Spotify, Deezer, Tidal, iTunes, Google Play, Napster, e Vivo Música.